sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Saiba mais sobre a origem do Método Pilates



                Você provavelmente já ouviu falar sobre o Método Pilates na mídia, mas você sabe no que se baseia o método, como ele surgiu e que benefícios ele te traz?
                Neste artigo vamos falar um pouco sobre a história do Pilates
                O método leva o nome do seu criador, Joseph Hubertus Pilates, um alemão, que desde a sua juventude apresentou problemas de saúde. Como forma de lutar contra as doenças e fortalecer seu corpo ele praticou vários esportes e estudou as técnicas conhecidas na época e assim ele desenvolveu seu próprio método de exercícios que o curaram.


                Em 1912 ele estava na Inglaterra, onde trabalhava como artista circense e dava aulas de defesa pessoal para a polícia local, quando estourou a segunda guerra mundial, ele foi levado para os campos de concentração, onde treinou seus colegas no que ele chamava de Contrologia, ou seja, o controle consciente de todos os movimentos do corpo. Desenvolveu seus aparelhos com madeira e molas disponíveis para que seus colegas pudessem recuperar a força e saúde.
Relatos afirmam que Pilates recebeu créditos pelo fato de nenhum dos prisioneiros de seu pavilhão ter sido afetado pela epidemia de Influenza que matou milhares de ingleses.
                Ao fim da Guerra ele voltou para a Alemanha, onde foi convidado pelo governo para treinar seus soldados, mas ele recusou e mudou-se para os EUA. Na viagem de navio conheceu a enfermeira Clara, que viria a ser sua segunda esposa.   
Estabeleceu-se em Nova York e montou seu estúdio, onde conheceu bailarinos e os reabilitou de suas lesões, propagando assim o método.


Em 1967, com 86 anos Joseph faleceu, ao tentar salvar seus equipamentos de um incêndio em seu estúdio, por inalar muita fumaça.
Clara continuou ministrando aulas, juntamente com seus discípulos, primeiros alunos de Joseph. Dessa forma o método foi sendo levado a outros lugares.
Atualmente o método vem sendo praticado no mundo todo, por pessoas com variados níveis de aptidão física, desde pessoas em busca de reabilitação de lesões e melhora postural, até atletas, dançarinos e pessoas em busca de força e flexibilidade.

“As pessoas não vão entender o brilho do meu trabalho nos próximos 50 anos” – Joseph Pilates.


  Dra Denize Penteado Crefito 8/97792F Formação Internacional em Pilates pela Sttot Pilates.




Nenhum comentário:

Postar um comentário