terça-feira, 26 de outubro de 2010

Baropodometria, uma fotocópia colorida da sua pisada!

      Olá a todos como prometido vim falar um pouco mais sobre a Baropodometria, uma novidade aqui em Pato Branco. Trata-se de uma plataforma de pressão conectada a um programa de computador, que registra através de sensores de pressão a forma como pisamos e descarregamos nosso peso no chão, e nos mostra através de uma escala de azul até vermelho os ponto que mais sofrem pressão no nosso corpo.
       Acima temos uma foto dessa plataforma, olhando assim não parece grande coisa, mas como me disse uma futura engenheira elétrica: "- Veja bem quanto sensores tem ali!"
       A avaliação pode ser dinâmica ou estática, ou seja, com o individuo parado ou andando, pra visualizar melhor vou colocar a imagem de um exame:



      Nesse exame foi possível ver que o peso do corpo esta mais distribuído no calcanhar do que na parte anterior do pé , 68% no pé direito e 75% no pé esquerdo, e que o calcanhar é pronado, pois tem mais descarga na parte medial do calcanhar, isso fica muito evidente no pé direito onde o ponto vermelho está bem na borda. O pé também foi classificado como cavo, pois a parte lateral externa dos pés não faz pressão no solo.


     Mas podemos ver também que o centro de massa de cada pé (representado por bolinhas brancas, esta praticamente alinhado, e que o peso esta bem distribuído entre os dois pés. Eu diria que se fosse um carro ele estaria com o balanceamento bom, mas precisa fazer um alinhamento dos "pneus".

Não é só nosso carro que precisa de alinhamento e balanceamento, nós também precisamos nos cuidar, porque embora seja fácil trocar os pneus e outras peças de um carro quando estas desgastam, não é fácil trocarmos nossas peças!

Boa semana a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário